Esperamos que aqui você encontre informações vitais sobre a função, atividade e serviços prestados por um Tabelião de Notas. Segurança Jurídica na formalização dos atos de vontade de qualquer cidadão é um dos nossos muitos objetivos. Ajudar a construir um Brasil melhor, podendo através deste site, desenvolver cada vez mais a consciência da cidadania, a promoção dos valores éticos e o bem-estar social, são metas a serem cumpridas.
Muitas pessoas ainda acham que só existem tabelionatos (cartórios) no Brasil. Não é bem assim. A prática de formalizar juridicamente a vontade das partes e reconhecer como autênticos seus atos particulares, existe em quase todos os países do mundo. A grande maioria, inclusive, adota sistemas similares ao nosso. É função do tabelião, aconselhar as partes de maneira imparcial e confeccionar o documento com a presunção de legalidade do ato firmado.
Só o notário possui a necessária FÉ PÚBLICA concedida pelo Estado para dar garantia que um documento é realmente autêntico. É o caso dos países hispânicos que, como o Brasil, utilizam a figura de um profissional de Direito, o Notário ou Tabelião, delegado pelo Poder Público, para dar autenticidade aos atos que lhes são apresentados.
O sistema do Notariado Latino vigora em países desenvolvidos com Espanha, Itália, França, Alemanha, Japão e Canadá, além de mais de 100 outras países.