A Academia da Cachaça foi inaugurada em 25 de outubro de 1985, numa pequena loja no Leblon, Rio de Janeiro.
O projeto dos sócios Edméa Falcão, Renata Quinderé e Hélcio Santos era o de criar um espaço onde a cachaça brasileira, ao receber um tratamento profissional cuidadoso, pudesse ser experimentada, conhecida, desvendada, valorizada e aprovada. Os caminhos possíveis eram vários.
Escolhemos trilhar o da brasilidade.
Deu certo.
Menos de um ano depois, a Academia já era apontada como um dos melhores do Rio. Fruto de um trabalho de equipe que quer sempre oferecer ao seu cliente um produto original de qualidade, um ambiente acolhedor e um atendimento ágil, atencioso e gentil.
Fomos adiante. Em setembro de 1989, foi aberta a filial da Barra.
Mais ampla, foi concebida para abrigar a coleção do jornalista mineiro Ulisses Vasconcelos, com mais de 2000 garrafas de cachaça. Em prateleiras de vidro vazadas, agrupadas por temas, contam 130 anos de história da aguardente.
Academia da Cachaça - Novo Espaço LeblonDe lá para cá, a marca Academia da Cachaça solidificou-se como uma referência na gastronomia do Rio de Janeiro. Alguns dos seus produtos – a caipirinha, a feijoada, o escondidinho – são considerados no Brasil e no exterior como dos melhores da cidade.
Em Agosto de 2006, perto de completar 21 anos, a Academia da Cachaça ampliou seu espaço no Leblon. Mais conforto gerando melhor atendimento.